domingo, 12 de abril de 2009

Exfoliação



A epiderme é constituída por camadas de células, cada camada com a sua morfologia específica. Estas células migram naturalmente das partes mais baixas para as mais elevadas. Durante a migração em direcção à superfície, as células ou queranócitos sofrem várias mutações à medida que se transformam em corneócitos ( camadas superficiais de células mortas).

Como é exposta ao stress exterior, a epiderme precisa constantemente de se renovar. A divisão celular nas camadas mais profundas compensa com a perda nas de superfície, a partir das quais as células se separam durante o processo natural de exfoliação. Graças a este, a epiderme consegue manter uma expessura uniforme e sobretudo, renova a função protectora à sua superfície. Numa pele normal em bom estado, a camada córnea tem entre 12 a 20 camadas de células mortas, que são continuamente eliminadas e substituídas por novas células geradas na camada basal da epiderme.

O tempo necessário para uma nova geração de células para migrar da membrana basal ao estrato córneo varia segundo a idade. À medida que envelhecemos, o intervalo tempo necessário para a renovação celular é mais longo. Assim, para a pele mais jovem, o tempo de renovação é de aproximadamente 20 dias, enquanto que para a pele adulta, o tempo de renovação pode chegar até aos 30 dias. Quando o equilíbrio da pele é danificado, as células mortas tendem a acumular-se nas camadas superiores e a taxa de renovação diminui. O processo de exfoliação é portanto essencial na preservação do estrato córneo, que funciona como uma barreira tecidular.



EXFOLIAÇÃO “ACELERADA” PARA REVELAR A RENOVAÇÃO CELULAR

A cosmetologia está a estabelecer ligações muito próximas com a dermatologia e oferece agora tratamentos directamente inspirados na Medicina Cosmética. A este respeito, a exfoliação “ acelerada” é um dos métodos usados pelos Dermatologistas ou Centros de Tratamento Cosmético para corrigir as imperfeições.

Estes tratamentos podem consistir em :
Micro-dermoabrasão mecânica baseada em cristais de óxido de alumínio
Peelings medicinais baseados em AHA ( Ácidos Alfa Hidróxidos)
Ou tratamentos que conciliam os dois anteriores.


PORQUÊ EXFOLIAÇÃO CORPORAL?

Para aclarar a pele e remover as manchas pigmentares: no peito ou braços, manchas de gravidez ou provocadas pela exposição solar

Para limpar a pele : a pele é asfixiada pelas células mortas que se acumulam, tornando mais difícil a remoção dos pontos negros

Para purificar a pele: os pontos brancos ou as borbulhas nas costas são um problema para os homens

Para fazer desvanecer as pequenas rugas de superfície: uma pele suave é mais agradável ao toque

Para preparar o tratamento adelgaçante: está provado que todos os produtos de adelgaçamento penetram de forma mais rápida e eficaz após a exfoliação

Para preparar a pele antes do bronzeado : as pessoas que gostam de se bronzear sabem que a pele fica bronzeada de forma mais rápida e uniforme após a exfoliação.

Para remover as pequenas linhas superfíciais

Para prevenir atonia cutânea, visto que a produção das fibras de colagéneo e elastina também é influenciada

Efectuado com regularidade, estes tratamentos restauram o equilíbrio fisiológico da pele, devolvendo-lhe a juventude, brilho, hidratação e suavidade.

Em resumo, activam a renovação celular para assim renovar a superfície da pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails