segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estados de pele


Pele mista

É um estado de pele onde se verifica uma mistura de situações. A pele apresenta uma textura, espessura, coloração e secreção sudo-sebácea semelhante à pele normal com excepção da zona”T” (testa, nariz e mento), onde adquire características de pele oleosa, alternando com outra zonas do rosto desidratadas ou secas, nomeadamente no orbicular dos olhos e laterais do rosto. No seu conjunto este estado de pele adquire uma textura irregular.

Para este estado de pele os tratamentos a efectuar devem ter em consideração as diferenças existentes, tratando as duas áreas em separado, consoante as características próprias de cada zona.




Pele sensível

A sensibilidade deste estado de pele é caracterizada pela existência ou de telangiectasias (pequenos capilares dilatados ramificados), ou de rubores difusos (rosácea), ou de couprose (junção de telangiectasias com rosácea) ou várias destas características em conjunto, aumentando assim o seu grau de sensibilidade. É também uma pele extremamente sensível a alterações climatéricas e suporta com dificuldade a exposição solar.

Uma pele sensível tem um aspecto fino, frágil e normalmente ocorre descamação na zona da sensibilidade, podendo surgir em qualquer idade.

Os produtos usados devem ter como príncipal finalidade a de reduzir o fluxo sanguíneo superficial e evitarem a desidratação, sendo mais adequados os cremes com extractos vegetais de acção calmante, hidratante, com factor de protecção solar apropriado e que não contenham na sua composição ingredientes irritantes. As zonas mais sensíveis devem ser pulverizadas com águas termais sem alcool.




Pele reactiva

Numa pele reactiva há a tendência para aparecer vermelhidões, prurido, sensação de picadas e de queimadura sempre que se experimenta um novo produto ou em situações agressivas do meio externo. Tem um baixo teor de água e uma actividade reduzida das glândulas sebáceas, além de que inflama-se fácilmente. Este estado de pele predomina na pele clara, fina com vacularização superficial intensa, com diminuição das secreções sudo-sebáceas e na presença do meio ambiente desfavorável (frio, vento, ar condicionado).

O tratamento para uma pele reactiva é em tudo semelhante ao usado para uma pele em estado sensível.





Pele desvitalizada

Neste estado a pele perde brilho, cor, elasticidade e firmeza, como consequência, aparecem rugas (sobretudo nas comissuras da boca, olhos e região frontal) e uma certa atonia dando um aspecto envelhecido. A falta de cuidados, a idade ou um emagrecimento brusco podem ser as causas deste estado de pele.

A aplicação de produtos reafirmantes vão ajudar a combater os sinais de uma pele desvitalizada.






Pele desidratada

Independentemente do tipo de pele que seja, esta pode ficar desidratada, e isto acontece em consequência do desequílibrio hídrico provocado pela sua incapacidade de reter humidade à superfície da epiderme. Este desequílibrio pode ser devido a:

factores exógenos = agentes climatéricos e contacto com substâncias químicas;
factores endógenos =envelhecimento natural, patologias cutâneas como eczemas e psoríase, factores alimentares como dietas desequilibradas e com pouca ingestão de água e alguns medicamentos.


Sendo assim, uma pele desidratada apresenta um aspecto de pregaminho e baça, é áspera e com muitas irregularidades ao toque, perde muita da sua elasticidade e tem facilidade em descamar. Tem também tendência para surgirem rugas especialmente na região frontal, no orbicular dos olhos e na zona peribucal.

Para tratar uma pele desidratada além da aplicação dos produtos adequados a cada tipo de pele (que também já apresentam propriedades hidratantes), temos que hidratá-la intensamente com produtos que contenham príncipios activos humectantes, para reforçarem a capacidade de retenção de água por parte dos tecidos e assim devolver à pele a sua hidratação normal.

Alguns cuidados básicos diários também devem ser levados em consideração, tais como:
-evitar lavar a cara com água quente;
- aumentar a ingestão de água diária;
- usar produtos específicos para cada tipo de pele;
- evitar produtos muito agressivos, mesmo em peles oleosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails