segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pele seca

PH entre 4,5 e 5,5.
A pele seca caracteriza-se pela fraca actividade das glândulas sebáceas podendo ser devido a factores genéticos, à excessiva exposição a factores ambientais bastante agressivos ou a cosméticos inadequados.


Existem 2 tipos de pele seca:
Pele seca alipídica – tem uma deficiência em lípidos devido a uma hiposecreção sebácea, originando também uma diminuição da quantidade de água da camada córnea, pois como o manto hidrolipídico tem deficiência em lípidos não exerce tão bem a sua função oclusiva.
Esta pele tem uma espessura fina, sem brilho e com poros finos, sendo suave ao tacto. Apresenta finas rídulas, tendência para descamar e sensação de pele repuxada. É bastante sensível aos agentes climatéricos (vento, sol, frio) e muito reactiva quando em contacto com sabões e detergentes. É mais frequente na idade adulta.

Pele seca desidratada – tem uma deficiência em água sendo característica das pessoas idosas. Normalmente é devido à pouca ingestão de líquidos. Apresenta-se com uma textura fina mas áspera ao toque. É uma pele baça, descamativa, sensível e reactiva aos factores externos. Apresenta linhas de expressão vincadas.


Em qualquer um destes tipos de pele seca, algumas borbulhas que possam surgir são de origem endócrina ou alimentar e raramente apresentam pus, porque não são de origem bacteriana. Este facto deve-se à acidez desta pele.

Os cuidados a ter com uma pele seca passam essencialmente por hidratar e nutrir diáriamente, utilizando cremes “gordos”. Semanalmente deve-se usar uma máscara regenerante visto que esta pele é o tipo mais propenso ao aparecimento de rugas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails