domingo, 1 de novembro de 2009

Aromaterapia

A palavra aromaterapia significa “tratamento utilizando aromas essenciais”.

Mas não se pode considerar apenas mais uma nova terapêutica alternativa, porque na realidade a aromaterapia é uma arte que utiliza óleos essenciais extraídos de diversas partes de plantas e árvores aromáticas, a fim de melhorar a saúde e o bem – estar emocional e restaurar o equilíbrio ao corpo.
Aqui reside um dos maiores atributos desta terapia que é o facto de agir simultaneamente sobre a mente e o corpo, transformando-a num “remédio” perfeito para ambos.
O potencial curativo da aromaterapia resulta da sua capacidade de estimular a descontracção e de, ao mesmo tempo, criar uma sensação de prazer ou de tranquilidade a quem a ela se submete. Na verdade, quanto mais maravilhosa for a sensação experimentada maior será o seu efeito curativo.

Os efeitos dos óleos essenciais usados na aromaterapia, agem no corpo por meio da inalação ou da absorção pelos poros da pele, e a sua utilização é efectuada de vários modos, seja para fins curativos ou para fins estéticos, tal como: massagens, banhos, inalações de vapores e de ambientes perfumados ou compressas.
A escolha de cada método depende do problema a tratar e do fim que se pretende obter, podendo-se utilizar, no entanto, alguns modos de utilização em combinado.
A aromaterapia é particularmente eficaz em problemas de stress, ansiedade, dores musculares e reumáticas, problemas de pele, queimaduras, problemas respiratórios, celulite, sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), entre muitos outros.
A aromaterapia sendo bastante útil no tratamento de diversos males (sejam terapêuticos, estéticos ou apenas de relaxamento e por puro prazer), tem um outro aspecto também muito importante: o de ajudar a prevenir as doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails